ACLCL celebra o Dia Mundial do Escritor: divulgando obras raras sobre Conselheiro Lafaiete
Em 13 de outubro, celebra-se o Dia Mundial do Escritor, uma data dedicada a reconhecer a importância desses profissionais, cuja missão é registrar e transformar histórias e conhecimentos. Para marcar a ocasião, a Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette (ACLCL) traz à luz três obras raras sobre Conselheiro Lafaiete, editadas em momentos distintos e que destacam relatos históricos, culturais e literários da cidade e a produção literária de autores locais.
Poetas Queluzianos e Lafaietenses
Organizado em 1991 pela Acadêmica Fundadora Avelina Noronha (1934-2021) e pelo jornalista e Acadêmico Emérito Carlo Menezes, o livro reúne um século de produção intelectual e literária da cidade. No prefácio, escrito por Vivaldi Moreira (1912-2001), então presidente da Academia Mineira de Letras, destaca-se o compromisso de Conselheiro Lafaiete com sua herança cultural:
“Terra feliz é Queluz de Minas, […] que lembra hoje o nome de um dos mais altos valores da inteligência e da cultura de Minas Gerais.”
Vivaldi também elogio o esforço da escritora Avelina Maria Noronha de Almeida e do jornalista Carlo Menezes, que dedicaram anos à coleta e organização da produção literária local, reunindo textos de mais de 150 autores e homenageado, em especial, Djalma e Moacyr Andrade, poetas lafaietenses que alcançaram reconhecimento na Academia Mineira de Letras.
I Antologia Infanto-Juvenil de Conselheiro Lafaiete
No prefácio da primeira antologia infantojuvenil da cidade, a Irmã Maria Camila Marques, da Congregação das Pequenas Irmãs da Divina Providência, expressa a emoção de ver a juventude dando seus primeiros passos na literatura:
“É de valor inestimável esta obra – promessa de um porvir, em que o gosto literário será a guarida preferencial de nossos poetas e escritores-mirins.”
Organizada pela Acadêmica Fundadora Márcia Terezinha Carreira em 1994, a antologia marcou a história da cidade ao reunir as primeiras criações de jovens talentos locais, incentivando o desenvolvimento literário. Para Irmã Camila, o livro representa uma promessa de um futuro onde o amor pela palavra se entrelaça ao desejo de um mundo mais humanizado.
Reminiscências do Nazaré
O livro “Reminiscências do Nazaré”, editado em 1996 pelo Prof. Alberto Libânio Rodrigues (1953-2000), é uma antologia colaborativa dos ex-alunos do Colégio Nazaré, celebrando os 91 anos do educandário. Em seu prefácio, Libânio, presidente-fundador da ACLCL, reconheceu os desafios e a gratificação de ver este sonho concretizado:
“É com desmedida alegria que atendo ao convite da Associação dos Ex-Alunos do Colégio Nazaré, para editar uma obra tão importante (e inédita) como esta.”
Além de uma homenagem ao colégio, o livro oferece uma “história escrita a várias mãos”, onde cada ex-aluno compartilha memórias e sentimentos sobre sua passagem pela escola. Encerrando o prefácio, Libânio transcreve um trecho do poema “Queluzíadas”, celebrando o espírito de união e a contribuição das Irmãs da Divina Providência para a educação local.
Obras disponíveis aqui
Com esta iniciativa, a ACLCL reafirma seu compromisso com a preservação e a celebração da memória literária de Conselheiro Lafaiete.
Share this content:
Publicar comentário