Cineasta Rodrigo Meirelles apresenta sua obra aos imortais da ACLCL
A Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette recebeu no último dia 29 de fevereiro o cineasta Rodrigo Meirelles para apresentar sua filmografia composta de três curtas-metragens: João Batista (2015, 24’), Anderson (2017, 20’) e Trindade (2020, 28’).
O primeiro trabalho de sua carreira é sobre o artista de rua João Batista. Este ficou conhecido em Conselheiro Lafaiete por dançar como o astro pop Michael Jackson(1958-2009) nas vias da cidade à noite. O curta documental apresenta outra face do artista. Projeta em tela um trabalhador que levanta antes do sol com o objetivo de proferir sua fé cristã e em seguida sai para o trabalho. O filme foi apresentado durante o ano de 2015/16 em cidades do Brasil, Estados Unidos, México, Suécia, Porto Rico, Itália, Espanha, Sérvia, França, Áustria e China. A obra angariou prêmios nos festivais realizados no Brasil, Estados Unidos, Itália e Áustria somando 10 condecorações.
Anderson foi seu segundo curta-metragem. Assim como o primeiro alcançou destaque no cinema nacional e internacional. Nesse filme o cineasta oportuniza um brasileiro de meia idade com paralisia cerebral a narrar sua rotina, sonhos e a paixão pelo seu time. A exibição da obra ocorreu em cidades do Brasil, Estados Unidos, México, Canadá, Argentina, Nova Zelândia, Espanha, China e Itália em 2017/18. Foi agraciado com 7 prêmios nos festivais da China, Brasil, México e Estados Unidos.
O último trabalho de Meirelles, Trindade, exibe uma senhora negra que ouve os ecos da escravidão desde menina. A personagem que dá nome ao filme revela sua história de abusos, alcoolismo, fé e poder. Lançado oficialmente no início de 2020 o trabalho percorrerá inúmeros festivais do mundo nos próximos meses.
Todos esses filmes foram exibidos no auditório para os imortais e convidados. A secretária-geral da mesa acadêmica Marcia Terezinha Carreira Rodrigues pontuou que foram três excelentes exibições e momentos de arte e reflexão muito agradáveis e raros em nossa cidade. O acadêmico Waidd Francis de Oliveira avaliou como uma tarde muito agradável e enriquecedora. Conhecer pessoas envolvidas com a cultura em nossa cidade é sempre um prazer e uma oportunidade de nos envolvermos ainda mais em ações que possam facilitar o acesso de todos à essa cultura. Segundo o presidente-emérito da ACLCL acadêmico Carlos Reinaldo de Souza a sessão de cinema foi excelente, uma verdadeira aula de cultura.
O presidente da ACLCL acadêmico Moises Mota avaliou as obras como preciosas âncoras de discussões acerca de temas concernentes a sociedade Brasileira. Ainda agradeceu a presença da equipe técnica, do cineasta Rodrigo Meirelles e dos convidados. A entidade irá, neste 2020, priorizar atividades nesse sentido com o intuito de promover um intercâmbio entre os grupos promotores de cultura na cidade.
Fotos: divulgação – baixar (ft1 – ft2 – ft3 – ft4)
Share this content:
Publicar comentário