Imortal José Álvaro Duarte Castanheira

O médico psiquiatra Dr. Castanheira estaria celebrando hoje seus 93 anos de vida com muita festa, rodeado da família e amigos. Mas a efemeridade da vida é fator dominante sobre todos e foi no dia de seus anos, em 2017, que retornou à casa do pai o acadêmico fundador deixando saudade e grande legado.

Com uma extensa atuação na área médica foi, durante os mais de 50 anos de atuação clínica, referência regional na área da psiquiatria. Com igual atenção trabalhou em prol de nosso sodalício, onde foi membro efetivo e fundador. Ocupou a cadeira 39, à época tendo como seu patrono o Dr. José Narciso de Queirós Netto.

Na política foi eleito vice-prefeito da cidade na gestão 1993-96. Ao longo de sua carreira foi agraciado com diversas honrarias entre elas a Comenda Dr. Juscelino Kubitschek de Oliveira outorgada pela Academia Mineira de Medicina (AMM) e Associação Médica de Minas Gerais (AMMG).

Neste dia rendemos nossas homenagens e publicamos dois textos que nos foi enviado pelo seu filho Prof. José Antônio Bazan Castanheira.

Nossa imorredoura gratidão nobre confrade!


WhatsApp-Image-2021-09-26-at-09.02.17-edited Imortal José Álvaro Duarte Castanheira

Ser “humano” é a qualidade do homem que mais o faz chegar perto de Deus!


DESAPEGO

10/05/2003

Estamos agarrados a terra, uns mais, outros menos, às coisas materiais: ao poder, ao sexo, ao prazer, ao dinheiro, ter, ter, ao conforto e ao bem-estar.

Com o passar do tempo, temos que aprender a desapegar-nos disto para fazermos a grande viagem, para onde não existem tempo, espaço, ou matéria.

Fazendo isto, atingiremos um estado de quase perfeição, que nos preparará para sairmos desta vida terrena e irmos para outra, melhor.

Um pequeno sinal disto é a levitação de Santa Tereza de Ávila e outras pessoas, bem espiritualizadas que, por algum tempo já conseguem sair da terra.

“Se não acontecerem mudanças importantes no pensar, sentir e fazer, pouca ação farão os remédios”.


O QUE FAZER?

Lafaiete, 04 de março de 2002.

Os atos humanos são influenciados por diversos fatores, como sejam:

1 – Pela nossa realidade: o que captamos pelos sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato. Procurar, portanto, viver em ambiente saudável, com estímulos adequados.

2 – Pelos nossos pensamentos: tê-los com temas positivos, não poluídos.

3 – Pelo nosso temperamento: vindo da genética e da estrutura orgânica daquele momento. Ele é imutável, mas a formação da pessoa, até aquela oportunidade, influencia, também, o agir humano.

4 – O eu moral envolve, também, o ato humano. A ética coroa o conjunto de forças que regem a nossa vida, aqui na Terra, dirigindo-nos para o bem, ou para o mal.

5 – Pelo que alimentamos e digerimos. Comida e bebida adequadas, em situação calma e tranquila.

6 – Pela força espiritual que vem de Deus, que quer o nosso bem. Façamos a nossa parte e Deus fará a sua.

Esta conjugação de forças gera a nossa ação, com melhor, ou pior qualidade de vida.

Share this content:

Publicar comentário