
Ato da Câmara promove literatura e cultura na cidade
No dia 16 de setembro, o Poder Legislativo Municipal entregou um espaço dedicado à cultura e aos escritores locais ou que tenham em seu trabalho alguma relação com a cidade. O projeto integra a biblioteca Vereador Dr. Nilson Albuquerque e foi resultado de uma extensa pesquisa elaborada por meio da Res. nº 2, de 17 de novembro 2020.
A Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette (ACLCL) participou do projeto com a indicação de dez nomes legitimamente votados pelos membros efetivos da Casa. As indicações serviram de fio condutor para o documentário Escritores de Conselheiro Lafaiete e Região produzido pela Lovestory Films. Os trabalhos vão ficar em exibição permanente no espaço.
Outra atração do espaço é o catálogo Conselheiro Lafaiete: “Cidade dos livros e das Flores” em formato e-book. A obra contém uma vasta investigação sobre os escritores da cidade e da região feita pela bibliotecária da Câmara.
O espaço dedicado à literatura local foi entregue à comunidade na Sessão Solene da Câmara Municipal ocorrida no dia 16. Na oportunidade, a Câmara também celebrou os 231 anos de emancipação política de Conselheiro Lafaiete.
A solenidade contou com a presença dos vereadores e do Chefe do Executivo Municipal, Dr. Mário Marcus Leão Dutra. O Acadêmico Emérito da ACLCL e Prefeito de Ouro Preto, Dr. Angelo Oswaldo de Araújo Santos, também participou da solenidade de entrega das homenagens. Ele estava ao lado do Secretário Municipal de Cultura de Conselheiro Lafaiete, José Geraldo de Almeida.
Em nome do Legislativo Municipal, o edil Prof. Oswaldo Barbosa saudou os homenageados da noite, especialmente a ACLCL pelo seu 28º aniversário. Em seu discurso, o vereador declamou a poesia Cidade dos livros e das flores de autoria da imortal Avelina Noronha, falecida em fevereiro deste ano.
A ACLCL recebeu uma placa especial pela parceria no projeto. A comenda foi entregue ao presidente Acad. Moises Mota, que estava acompanhado pela Secretária-Geral da entidade, a Acad. Márcia Carreira, e pelo Primeiro-Tesoureiro, o Acad. José das Graças Freire.
O sodalício saúda os membros da legislatura pelo valor conferido à literatura e à cultura de Queluz e de Conselheiro Lafaiete com esse importante empreendimento. A iniciativa do Poder Público empodera os escritores da cidade e os coloca em posição de destaque pelo valor da causa que militam.
Homenageados
- Alberto Libânio Rodrigues
- Allex Assis Milagre
- Aluísio Santiago Campos Júnior
- Avelina Noronha de Almeida
- Cleiber Andrade
- Djalma Andrade
- Efigênia Chaves Janoni
- Gilberto Victorino de Souza
- Martha Faria Fernandes
- Paulo Roberto Antunes
Share this content:
Publicar comentário