Nota de Esclarecimento

Em resposta à Nota de Repúdio publicada no Instagram da Mostra Literária Moliete, de Conselheiro Lafaiete, a Diretoria da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette, entidade fundada em 18 de setembro de 1993, idônea e respeitada no País e fora dele, com incontáveis trabalhos em prol da Literatura, das Ciências e da Cultura, vem esclarecer os seguintes fatos:

1.

A reunião de diretoria, acontecida no dia três de fevereiro de 2025, não foi uma assembleia. O Presidente da Instituição solicitou a presença dos diretores, para informá-los sobre a sua intenção de apresentar uma denúncia, na próxima Assembleia Ordinária, em face de conduta contrária ao estatuto e regimento interno, de uma de suas Acadêmicas.

2.

A denúncia se refere à interferência da coordenação da Moliete, através de um dos membros do Sodalício, nas solenidades de aniversário da ACLCL, comemorado há mais de 30 anos no sábado mais próximo à data de 18 de setembro, em sua sede, hoje no Solar do Barão de Suassuhy.

3.

A ACLCL não tem nada contra a Moliete. Ao contrário, foi uma grande incentivadora de sua criação. Porém, apesar do ano ter 365 dias e o mês de setembro, 30 dias, a Acadêmica insiste em realizar a Moliete no mesmo dia, horário e local reservado para as solenidades de aniversário da Academia. No ano de 2024, foi a seguinte programação, conforme Instagram da Mostra Literária: 14h30: Apresentação do livro “Forja” com o autor Thales Moura. – 16h: Lançamento do livro “Brinquei falando sério”, com o autor José Eustáquio Antunes. – 18h: Lançamento do livro “Os Olhos do Deserto”, com a autora Dy Eiterer. – 19h: Apresentação de Dança Cigana. – 20h: Lançamento do livro “Etanol”, com o autor José Luiz Santana.

4.

Após a reunião, os diretores decidiram que se havia uma denúncia, havia o direito de ser apresentada na Assembleia Geral Ordinária, na forma regimental e estatuto do Sodalício. A diretoria da ACLCL é constituída, segundo seu Estatuto, Art. 5º, por: Presidente, Vice-Presidente, Secretário Geral, Secretário, Primeiro e Segundo Tesoureiros, Diretor Jurídico e Diretor de Patrimônio estando todos cientes da reunião e não tendo comparecido somente dois diretores, com ausência justificada, conforme consta em ata. Ficou decidido também o afastamento temporário da acadêmica, da diretoria da instituição, até que tudo ficasse esclarecido.

5.

Toda a documentação solicitada pela Acadêmica foi disponibilizada. A ata da reunião da diretoria, foi enviada por meio eletrônico, com acesso a todos os documentos relacionados à denúncia. O único tópico não disponibilizado, trata de questões financeiras da entidade, alheias à discussão

6.

Na Assembleia Geral Ordinária do dia 22 de fevereiro, conforme Regimento Interno, foi apresentada a denúncia, seguida de escrutínio sobre seu recebimento, sem debates ou comentários. A denúncia foi aceita pela maioria dos acadêmicos presentes.

7.

Fica assegurado à Acadêmica, o acesso e a garantia ao devido processo e ampla defesa, o que deverá acontecer, conforme previsto no Estatuto e Regimento Interno, em Assembleia Geral Extraordinária. Foi também garantido à Acadêmica, na forma da legislação de regência e em decorrência de seu requerimento, fazer-se acompanhada de pessoa de sua confiança, na Assembleia Extraordinária, em razão de questões particulares. Até a deliberação da Assembleia Geral Extraordinária a Acadêmica encontra-se afastada.

8.

Na Assembleia Geral Extraordinária o tema será debatido, com a apresentação da Denúncia pelo Presidente e apresentação de defesa pela Acadêmica, que terá um tempo de duas horas para se pronunciar, conforme Regimento Interno. Só então o assunto será submetido à deliberação dos demais acadêmicos.

9.

Fica também esclarecido que a presença de segurança na Assembleia Geral Ordinária deveu-se ao fato do Presidente da ACLCL estar sofrendo ameaças de terceiro, em razão dos fatos trazidos nesta nota.

10.

A Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette, ciente de seu papel na preservação e disseminação da Cultura em nossa cidade, refuta qualquer alegação de constrangimento, misoginia e discriminação, ressaltando tratar-se de ambiente plural e de culto às ciências e às letras.

Share this content:

Publicar comentário

Notícias