30 Anos de Cultura e Conhecimento: A Jornada da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette

A Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette celebra hoje, 18 de setembro, seus 30 anos de funcionamento. A instituição que festejamos é o resultado do esforço de pessoas dedicadas que reconheceram a importância de uma organização focada nas Letras, Ciências e Artes. A ACLCL teve suas origens no Grêmio Literário Napoleão Reys, estabelecido em Queluz de Minas e ativo nas décadas de 1920 e 1930. Este grêmio congregou destacados intelectuais da época e foi palco de encontros que movimentaram o cenário cultural dessa importante cidade mineira.

Com o passar do tempo, o entusiasmo em torno dessas atividades começou a diminuir. Foi então que a imprensa, através do jornal Panorama, editado pelo Prof. Alberto Libânio Rodrigues (1953-2000), trouxe novo fôlego à causa. Em várias edições, o jornal destacou as obras dos escritores de Queluz e Lafaiete. Outro marco significativo foi a publicação do livro “Poetas Queluzianos e Lafaietenses”, editado também por Alberto Libânio, presidente-fundador da ACLCL, e pela madrinha e presidente emérita, Profa. Avelina Maria Noronha de Almeida (1934-2021).

Graças a esses movimentos, nasceu a Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette em 18 de setembro de 1993. Ao longo das décadas mudanças ocorreram e hoje conta com 40 cadeiras ocupadas por pessoas de grande valor intelectual e científico.

Transpor barreiras e crescer sem abandonar suas tradições é uma tarefa complexa. Da mesma forma que a Academia Brasileira de Letras surgiu “com a alma nova, naturalmente ambiciosa” e se renova com cada novo imortal, a ACLCL também tem ambições e sempre busca expandir seus horizontes. Ela é um patrimônio da cidade e uma forma coletiva de apreciar as belezas naturais de Minas Gerais, desde suas montanhas até suas vastas planícies.

Vida longa a esta Casa e eterna gratidão a todos os Acadêmicos Fundadores e Presidentes Eméritos. Os frutos que colhemos hoje são o resultado de suas semeaduras.

Assista ao vídeo comemorativo: https://youtu.be/kn9mQgD88CM

Share this content:

Publicar comentário