
Imortal por excelência
Marina Biagioni Marques era natural de Conselheiro Lafaiete – MG, filha do imigrante italiano Orestes Biagioni e da Profa. Rita Bastos Biagioni. Seu pai, poeta, integrou ativamente a vida cultural da cidade na primeira metade do século XX em diversas sociedades esportivas, musicais e culturais.
Com notório destaque exerceu a função de terceiro-secretário do Centro Recreativo e Literário Napoleão Reys, fundado em 1924, célula mater da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette.
No transcurso de quase 70 anos, sua filha, Marina, atuou na fundação da ACLCL com objetivos semelhantes, em épocas distintas.

Com vivacidade colaborou com o Prof. Libânio na construção deste sodalício que este ano completa 30 anos de existência.
Em seu debut colou grau no Curso Normal do Colégio “Nossa Senhora de Nazaré” (1946), onde fez, também, os Estudos Adicionais de Comunicação e Expressão em 1973. No 90º aniversário do educandário dedicou, em homenagem, um acróstico:
Nonagenária, jazes na colina.
Ali se ergueu, do Amor, a oficina,
Zuniram ventos que te estremeceram…
Auroras e ocasos sucederam…
Resistes! Hoje, quase secular,
És da ciência o grande luminar!
No outeiro, imensa é a claridade tua:
O sol te beija e te prateia a lua!
Visto é, de longe, sempre, o Templo teu
Emoldurado pela luz de Deus.
Néctar do Saber, Guardiã da Arte,
Teus alunos estão em toda parte,
Alevantando o teu estandarte.
Altiva e serena, és nobre e casta.
Nasceste e vives e não te desgastas.
O teu lema “Ciência e Virtude”
Sela a tua eternal juventude!
Durante onze anos atuou na Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete, onde exerceu os cargos de agente fiscal, chefe do serviço da fazenda e foi a primeira mulher a ocupar o cargo de Secretária Municipal.
Como Professora ministrou o curso magistério estadual de 1ª a 4ª séries e língua portuguesa na E. E. “Narciso de Queirós”. Também desempenhou atividades administrativas nas Escolas Luiz de Mello Vianna Sobrinho e Oswaldo Pinto da Veiga.

É autora de dois livros, Pérolas de Lágrimas, obra póstuma de seu pai, Orestes Biagioni e Avenida Parque, Alvorecer de um Novo tempo, que conta a história do município de Conselheiro Lafaiete sob a gestão do Prefeito Orlando Baêta. Deixa um terceiro livro pronto para lançamento. Uma coletânea de contos, crônicas e poemas. Dedicamos ao seu filho Roberto Biagioni, o esposo Luiz Gonzaga Santiago, netos, netas, demais familiares e amigos as nossas orações.
A Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette manifesta seu mais profundo pesar pelo passamento de Dona Marina. Em sinal de respeito fica declarado luto de sete dias.
Share this content:
Carlos Reinaldo de Souza
Sem dúvida, uma personalidade marcante, deixa uma lacuna irreparável na vida cultural de Lafaiete e Região.
Repouse na Paz do Senhor!
Carlos Reinaldo de Souza – Cadeira 30 da ACLCL.
1 comentário