Discurso – Transformando o amanhã: o papel dos Jovens nas Cidades Inteligentes
Proferido pelo Presidente da ACLCL durante a abertura da III Feira de Ciências e Tecnologias da Escola Estadual Monsenhor Horta que abordou o tema “Cidades Inteligentes – os Objetivos do Milênio”
Senhoras e senhores, caros jovens,
É uma grande honra estar aqui hoje, como presidente da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette, participando deste evento tão importante e inspirador: a III Feira de Ciências e Tecnologias, cujo tema é “Cidades Inteligentes – Os Objetivos do Milênio”. Este tema nos convida a refletir sobre o futuro, sobre o papel da ciência e da tecnologia na construção de um mundo melhor e, mais do que isso, sobre o papel de cada um de vocês nesse processo.
Vocês, jovens, são o futuro do Brasil. Mais do que isso, vocês são a certeza do amanhã. Em suas mãos estão as ferramentas e o potencial para moldar o futuro, seja na ciência, na tecnologia, nas artes ou em qualquer outra área que decidam seguir. Quero que saibam que o caminho do estudo, da dedicação e do esforço é a chave para grandes realizações.
Nossa cidade é um exemplo de que é possível conquistar grandes sonhos. Cito, por exemplo, a trajetória de Carolina de Assis Barros, funcionária de carreira do Banco Central do Brasil, que, por seus méritos, chegou ao cargo de Diretora do BC, sendo uma das poucas mulheres a ocupar essa posição de destaque. Ela foi referenciada nas comemorações dos 30 anos do Plano Real. Esta lafaietense, que orgulha nosso torrão, é uma prova viva de que é possível alcançar posições de destaque e contribuir significativamente para o país por meio do estudo, da capacidade, de um bom planejamento e de muita determinação.
Outro exemplo é o Prof. Dr. Alisson Thiago de Assis Campos, Doutor em Direito, que atualmente está na Alemanha como bolsista do programa Bolsa do Chanceler Alemão para Líderes Potenciais da renomada Alexander von Humboldt Stiftung. Recentemente, ele foi aprovado para um projeto de pós-doutorado na Faculdade de Direito de Vitória. Mais uma vez, vemos como o estudo e o empenho podem abrir portas e levar vocês a lugares que talvez agora nem imaginem.
Esses são apenas dois exemplos de pessoas que, assim como vocês, nasceram nesta cidade e, com determinação, trilharam caminhos de sucesso. Assim como eles, cada um de vocês pode deixar sua marca, construindo algo valioso para todos nós e despertando em cada um de nós um indizível orgulho.
A Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette, da qual tenho a honra de presidir, tem como um de seus principais objetivos valorizar o conhecimento, a cultura e a educação. Instituições como a nossa são fundamentais para preservar e promover o saber em todas as suas formas. Acreditamos no poder transformador do conhecimento e, por isso, apoiamos com entusiasmo iniciativas como esta feira.
Por fim, gostaria de agradecer ao Diretor Paulo Roberto Batista pelo convite para participar deste evento e à organização, na pessoa da Profa. Patrícia Batista, pelo excelente trabalho. Vocês estão proporcionando a estes jovens uma oportunidade única de explorar novas ideias e construir seus próprios caminhos rumo ao futuro.
Parabéns a todos! Desejo que esta feira seja um sucesso e que vocês, jovens, saiam daqui ainda mais motivados a estudar, se dedicar e construir um futuro brilhante para si e para nossa cidade.
Muito obrigado!
Share this content:
Publicar comentário