ACLCL divulga comissão de avaliação dos trabalhos inscritos no certame literário 2020
A Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette divulga portaria 003/2020 com a composição dos julgadores dos trabalhos inscritos no Concurso Literário Internacional Prêmio Cidade de Conselheiro Lafaiete.
Categoria Conto
Profa. Dra. Bárbara Salviano
Doutora em Linguística Aplicada pela UFMG. Atua como professora de Língua Portuguesa e Redação Empresarial; Língua Francesa e Língua Brasileira de Sinais. É produtora e analista de material didático voltado para o ensino de Português e Libras. Desenvolvedora de proposta lexicográfica para dicionário geral de língua bilíngue Português/Libras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada ao Ensino e Lexicografia.
Profa. Dra. Maria Bernadete Rehfeld
Natural de Belo Horizonte, MG, é Doutora em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi professora da Rede Municipal de Belo Horizonte, onde lecionou Língua Portuguesa e suas Literaturas para o Ensino Médio. Trabalhou como analista de redação de exames vestibulares da PUC Minas e UFMG. Participou de bancas examinadoras de trabalhos acadêmicos em nível de Especialização e Mestrado. É leitora crítica de obras didáticas e revisora de textos.
Profa. MSc. Solange Maria Moreira de Campos
Graduada em Letras, pós-graduada em Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa. Mestre em Educação, Administração e Comunicação. Pesquisadora nas áreas de Estudos do Léxico e de Literatura Para Crianças e Jovens. Idealizadora dos Grupos MagisterVerbis e Gente Imaginosa. Professora do Centro Universitário de Belo Horizonte-UNIBH.
Categoria Crônica
Profa. Msc. Márcia Adriana de Souza Verona
Doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado em Letras pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2009), especialização em Língua Portuguesa PUC-MG (2005), especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça UFOP (2012), graduada em Letras pela Faculdade Santa Rita- FASAR (2003), Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Santos (2014). Atualmente, Técnica em Assuntos Educacionais no IFMG, campus Ouro Branco, Professora efetiva na EM Dona Caetana em Congonhas e Assistente à Docência no Polo UAB em Conselheiro Lafaiete.
Profa. MSc. Márcia Terezinha Carreira Rodrigues
Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, com habilitação em Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade & Propaganda e Editoração. Mestre em Educação. Membro efetivo fundador da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette e membro efetivo da Academia de Ciências, Letras e Artes de Congonhas. Autora do livro “Histórias de Marcos”. Organizadora das antologias “Lafaiete em Prosa e Verso” números I e II e da “I Antologia Infanto-Juvenil de Conselheiro Lafaiete”, editadas em parceria com o professor Alberto Libânio Rodrigues e com o apoio da ACLCL.
Profa. Dra. Maria Aparecida Damasceno Netto de Matos
Possui graduação em Letras pela Fundação Presidente Antônio Carlos; especialização em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH); mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); com ênfase em Semântica e Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos: Linguística Aplicada pela UFMG. Participou de vários congressos nacionais e internacionais. É professora da Faculdade Santa Rita — FaSaR. Tem grande experiência nos ensinos fundamental e médio.
Categoria Poesia
Profa. Leila Maria Silva Barbosa
Professora, biblioteconomista, bacharel em Direito e funcionária aposentada da Justiça Federal do Trabalho. Possui licenciatura em Letras pela Faculdade de Letras de Belo Horizonte (UNI-BH) e bacharelado em Direito pela Faculdade de Direito Conselheiro Lafaiete. É membro-efetivo da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette, cadeira 21.
Profa. MSc. Maria Aparecida Resende
Poetisa e Mestre em Educação pela Universidad de La Havana – Cuba, possui especialidades nas áreas: Psicopedagogia, Educação Ambiental e Patrimonial, Metodologia do Ensino Superior e Inspeção Escolar. É graduada em Pedagogia, e membro-efetivo da Academia de Ciências Letras e Artes de Congonhas. Atual Secretária Municipal de Educação do mesmo município.
Prof. Ozório José Araújo do Couto
Poeta, biógrafo, editor, colunista, jornalista, advogado e pós-graduado em Gestão Cultural. É membro da Arcádia de Minas Gerais, Academia de Letras João Guimarães Rosa da Polícia Militar de MG, do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, da Academia de Letras de Teófilo Otoni, do Instituto Histórico e Geográfico de Teófilo Otoni. É membro correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei e da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette. É também membro da Associação Mineira de Imprensa. Dos 11 livros publicados 7 são poesias.
Categoria Soneto
Profa. MSc. Catarina Cristina Labouré da Silva
Catarina Cristina Labouré da Silva, 32 anos, nasceu em Itabirito, mas reside em Ouro Branco há 30 anos. Graduou-se em 2010 em Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade Federal de São João del-Rei. Em 2014, defendeu sua dissertação de mestrado em Teoria Literária e Crítica da Cultura pela mesma instituição. Atuou no Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas da região. Atualmente, é professora de Português e Literatura na rede municipal de Congonhas.
Profa. Neiva de Freitas Cordeiro
Formada em Letras — Língua Portuguesa e respectivas Literaturas — Universidade Federal de Minas Gerais — Belo Horizonte e Pós-graduada em Língua Portuguesa — Redação (PUC-Belo Horizonte). Exerceu o cargo de professora de Língua Portuguesa e Literatura em Congonhas e Lafaiete. É membro efetivo fundador da Academia de Ciências, Letras e Artes de Congonhas — ACLAC. Em 2014 foi agraciada com a Comenda “Antônio Francisco Lisboa”, a mais alta honraria concedida pelo poder executivo municipal Congonhas MG.
Prof. Ozório José Araújo do Couto
Poeta, biógrafo, editor, colunista, jornalista, advogado e pós-graduado em Gestão Cultural. É membro da Arcádia de Minas Gerais, Academia de Letras João Guimarães Rosa da Polícia Militar de MG, do Instituto Histórico e Geográfico de Teófilo Otoni, da Academia de Letras de Teófilo Otoni. Membro-efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, membro correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei e da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette. É também membro da Associação Mineira de Imprensa. Dos 11 livros publicados 7 são poesias.
Share this content:
Maria Aparecida
A apresentação ficou ótima. Parabéns!
1 comentário