A lírica poética de Queluz a Lafaiete – exposição virtual que celebra os Poetas Queluzianos e Lafaietenses
A Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette lança a exposição virtual inédita “A lírica poética de Queluz a Lafaiete”, celebrando mais de 50 poetas, em uma homenagem à tradição literária da região. Com curadoria do presidente Moises Mota, a exposição reúne poesias extraídas dos livros Poetas Queluzianos e Lafaieteses, organizado pelos acadêmicos Avelina Noronha (1934-2021) e Carlo Menezes, em 1991, e da antologia Poetas do Brasil, do renomado antologista Aparício Fernandes.
As poesias, que remontam a mais de um século de produção literária em Lafaiete, são organizadas por autores em vídeos acompanhados pela música do renomado violonista clássico francês Raphaël Feuillâtre. A combinação da poesia com a música clássica cria uma experiência sensorial única, destacando o valor emocional e a beleza das palavras.
Essa produção literária reflete a riqueza cultural de uma cidade que, em 1911, foi denominada “A cidade dos livros e das flores” pelo jornalista Arthur Loureiro no jornal do Commercio de Juiz de Fora e depois replicada no Annuario de Minas Geraes organizado pelo historiador Nelson de Senna. A frase imortalizou Lafaiete como um berço de grandes talentos literários e um local onde a cultura floresceu intensamente.
A exposição foi lançada em homenagem ao Dia do Poeta, comemorado em 20 de outubro, e ao Dia Nacional da Poesia, em 31 de outubro. O Dia do Poeta, apesar de não ser uma data oficializada, foi criado em 1976, em celebração ao Movimento Poético Nacional, que teve início na residência de Paulo Menotti Del Picchia, em São Paulo. Já o Dia Nacional da Poesia, oficializado pela Lei 13.131/2015, celebra o aniversário de Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores nomes da poesia brasileira.
Com esse formato inovador e sensível, a Academia reforça seu compromisso em preservar e celebrar a rica herança literária da região, oferecendo uma exposição acessível que entrelaça a poesia e a música, e convida o público a redescobrir a magia das palavras em diálogo com a arte sonora. Esta exposição proporciona aos visitantes uma imersão poética permitindo que as obras ganhem novos olhares e ressoem entre as gerações mais jovens. A curadoria da exposição é uma oportunidade de valorizar a memória literária local e nacional, e convida todos a celebrarem a poesia, que continua a iluminar corações e mentes.
Visite a exposição
Share this content:
Publicar comentário